Questão 67. Um professor solicitou que seus alunos provassem a proposição: "Todo ponto de mediatriz de um segmento é equidistante dos extremos desse segmento". Um dos alunos apresentou a seguinte seqüência de argumentos:
Seja o segmento AB e seja m a sua mediatriz, conform representa a figura.
Considerando os triângulos APM e BPM, tem-se:
*a medida do segmento AM é igual a medida do segmento MB(M é ponto médio do segmento AB);
* PM (lado comum);
Observando a figura, conclui que a medida do segemento AP é igual à medida do segmento AB).
Logo, os triângulos
APM e BPM são congruentes eplo caso LLL, de congruência de triângulos. Conseqüêntemente, qualquer P, tal que P pertence a m, P é equidistante dos pontos A e B, que são os extremos do segmento dado.
A respeito dessa prova, pode-se dizer que:
(A) está correta, pois todos os argumentos são válidos.(F)
(B) está correta, embora não seja possível provar que os triângulos APM e BPM são congruentes, pois as medidas dos ângulso são desconhecidas.(F)
(C) está correta, pois os dados são insuficientes, pois as medidas dos ângulos são desconhecidas.(F)
(D) está incorreta, pois a igualdade entre as medidas dos segmentos AP e BP é fato que deve ser provado, logo, não pode ser usada como um argumento para a prova.(V)
(E)está incorrenta, pois M não é, necessaraiamente, ponto médio do segmento AB. (F)
Resposta. D(x)
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Questão 67. "Todo ponto da mediatriz de um segmento é equidistante dos extremos desse segmento"
ResponderExcluir(A) todos os argumentos não são válidos.
(B) é possível provar que os triângulos APM e BPM pelo caso LAL.
(C) As medidas e os ângulos são suficientes para provar que todo ponto da mediatriz de um segmento é equidistante dos extremos desse segmento.
(D) As medidas dos segmentos AP e BP é fato que deve ser provado nesta demonstração.
(E) M é necessario ser o ponto médio do segmento AB.
Keiji
A questão 67 é uma questão de mapeamento sobre o conhecimento matemático do professor.
ResponderExcluirKeiji
O que é mapeamento?
ResponderExcluirMapeamento é o mapa do conhecimento de matemática até a fronteira dessa ciência do professor e que saiba usar o instrumento bússula no momento da localização.