Questão. 73. Embora existam estudantes brasileiros, com excelentes desempenho em competições matemáticas internacionais, nas avaliações internacionais que procuram retratar todo o alunado, como o PISA, nossos estudantes têm obtido inegavelmente ruins. Em um artigo publicado na Revista do Professor de Matemática RPM nº 62, a professora Renate Watanabe busca identificar as causas, desse mau desempenho ao analisar as questões de matemática do PISA, realizado em 2003. Ela observa que as questões propostaqs aos estudantes nesta prova.
Exigem pouco conteúdo, pouca memória, mas(...) examinam a capacidade dos alunos de analisar, raciocinar e refletir ativamente sobre seus conhecimentos e experiências, enfocando competências que serão relevantes para suas vidas futuras. Essas considerações sugerem que um caminho para melhorar o desempenho de nossos estudantes nas avaliações de matemática consistia em:
Solução:
a. trabalhar mais as idéias matemáticas;
b. Mais raciocínio e menos cálculo sem futuro;
c. trabalhar mais a autonomia do aluno;
d. trabalhar mais análise e síntese com os alunos.
Resposta. (D). (x) trabalhar frequentemente com questões que desenvolvam a capacidade de análise e peçam raciocínio autônomo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário