terça-feira, 4 de maio de 2010

Dia Nacional da Matemática na Unisepe/Registro

Dia 4 de maio,
Local: Auditório da Faculdade.
Total de alunos: aproximadamente 100 estudantes do 1MT, 3MT e 5MT.
Palestrante: coordenador Mário.
Comentou que o Júlio César de Mello e Silva nasceu no Rio de Janeiro e por questões financeiras muodu para Queluz no interior de São Paulo. Fez o ensino fundamental de 1ª a 4ª série na cidade de Queluz, embora com facilidade de escrever não ia tão bem em matemática. Contrariando, até o irmão mais velho, achava que Júlio não ia bem em língua portuguesa e nem em matemática, foi para Escola Militar do Rio de Janeiro. Ele surpreeendeu a todos e ganhou uma bolsa de Estudo. Apesar de ter sido aluno medíocre, inclusive em matemática, durante os estudos nos ensino fundamental e médio, tornou-se professor de matemática dos mais competentes e criativos, tendo exercido o magistério nas melhores escolas do Rio de Janeiro. Tornou famoso com marca de gênio na literatura pedagógica, matemática e imaginativa.
Palestra do aluno Eduardo do 3MT. O aluno relacionou a importância do Contrato didático para que a faculdade desenvolva uma melhor qualidade de ensino. Reconhece que o aluno deixa sempre para depois o que pode fazer hoje(lições de casa e estudo diário).
Atividade desenvolvida pelo professor Keiji Nakamura: nesta atividade o professor destacou uma das peculiaridades da faixa de Möbius. Na primeira faixa, fazendo corte ao meio atraves de uma tesoura onde obtemos duas faixas iguais e isoladas. No segunto corte obtemos duas faixas idênticas entrelaçadas e no terceiro corte encontramos duas faixas entrelaçadas, sendo uma dela s maior do que a outra. O professor Keiji tentou relacionar o antigo professor dadordeaula com professor mediador entre os alunos e o profesor.
Keiji

3 comentários:

  1. parabéns a todos os matemáticos, pq como meu pai (hehe) sempre diz, até a exatidão é inexata.

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  2. Eu acho que nossos alunos merecem aprender uma matemática atualizada com significado para que todos entendam perfeitamente o mistério da ciência exata.

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  3. Esta comemoração do dia Nacional da matemática foi de resgatar a idéia de transposição didática onde retiramos do livro didático, do saber científico, os conhecimentos matemáticos para transformar e como saber fazer para o saber escolar.

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